Director: Cónego Dr. Manuel Joaquim Geada Pinto

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Site-Terça-Feira,06 de Outubro de 2015

D. João Lavrador, Bispo de Angra do Heroismo

O Papa nomeou como bispo coadjutor da Diocese de Angra do Heroísmo. D. João Lavrador tem 59 anos, é natural da Diocese de Coimbra, onde foi ordenado sacerdote em 1981 e bispo em 2008, após ter sido reitor do Seminário Maior...

D. João Lavrador tem 59 anos, é natural da Diocese de Coimbra, onde foi ordenado sacerdote em 1981 e bispo em 2008, após ter sido reitor do Seminário Maior, professor de Teologia no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra e dinamizador da Pastoral da Cultura e Universitária.

Na “Mensagem ao Povo de Deus dos Açores e à Diocese de Angra do Heroísmo”, D. João Lavrador diz que quer “fazer caminho”, aprender a “riqueza humana e de fé do ser açoriano” e confiar na “Graça” de Deus diante das “perplexidades e medos” que provoca “tão grande tarefa”.

“É nesta confiança que me volto para vós mulheres e homens, crianças, jovens e idosos dos Açores para vos pedir que me aceiteis como um de vós na certeza que quero fazer caminho convosco, partilhando das vossas alegrias, sonhos e aspirações, dos vossos cansaços, desilusões e sofrimentos e aprendendo da vossa riqueza humana e de fé do ser açoriano que tão lucida e profundamente revela no louvor ao Senhor Santo Cristo e nos Impérios do Espírito Santo”, afirma o novo bispo coadjutor dos Açores.

D. João Lavrador dirige uma “especial palavra de atenção e de carinho” aos pobres, a quem vive na “marginalidade económica, social, cultural ou religiosa” e aos “emigrantes que tiveram de deixar a sua terra para encontrar o pão em paragens distantes”.

“Ajudai-me a melhor servir a vossa promoção integral”, refere.

“Coloco o meu olhar de confiança e de sonho profético em todos os cristãos da Igreja dos Açores dos quais espero que me acolham como peregrino no meio de vós, a enriquecer-me com a vossa vivência cristã e a melhor servir-vos na comunhão e na corresponsabilidade”, acrescenta.

D. João Lavrador, agora nomeado coadjutor, vai ser o próximo bispo de Angra após o dia 15 de março de 2016, quando D. António Sousa Braga completar 75 anos de idade.

Como bispo auxiliar do Porto, D. João Lavrador colaborou com D. Manuel Clemente entre 2008 e 2014 e, desde fevereiro deste ano, com D. António Francisco dos Santos; na Conferência Episcopal Portuguesa, é membro da Comissão Episcopal da Cultural Bens Culturais e Comunicações Sociais.

Doutorado em teologia, o agora bispo coadjutor de Angra defendeu tese de licenciatura sobre «O Laicado no Magistério dos Bispos Portugueses, a partir do Vaticano II» e de doutoramento sobre «Pensamento Teológico de D. Miguel da Annunciação –Bispo de Coimbra (1741 – 1779) e renovador da Diocese».

Enquanto sacerdote da Diocese de Coimbra, D. João Lavrador foi capelão do Carmelo de Santa Teresa de Coimbra, tendo acompanhado a Irmã Lúcia durante os últimos anos da sua vida.

Enviar a Amigo
Imprimir
Favoritos
Homepage

Sexta-Feira,20 de Outubro de 2017

Pesquisa

Capa da edição em papel

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Copyright © 2010 Amigo da Verdade
Powered by Peakit